PERFIL DO CORPO DOCENTE DA EMEF VINICIUS DE MORAES-2012
O quadro da equipe docente da EMEF Vinicius de Moraes é composto de:
25 | PROFESSORES EFETIVOS SEDIADOS(ATUANTE) |
00 | ACOMODADOS |
01 | EM DOBRA DE PERÍODO |
02 | PROFESSORES ADJUNTOS |
03 | PROFESSOR MÓDULO |
02 | PROFESSOR EM LICENÇA/ AFASTAMENTO (MÉDICO-GESTANTE) |
02 | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA |
02 | PROFESSORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA |
03 | PROFESSORES DE ARTES |
02 | PROFESSORES DE INGLES |
Este quadro se subdivide em:
06 | TURMAS DE 5º ANO |
04 | TURMAS DE 4º ANO |
07 | TURMAS DE 3º ANO |
04 | TURMAS DE 2º ANO |
05 | TURMAS DE 1º ANO |
03 | TURMA DE GAP |
Com a palavra a Coordenadora Pedagógica...
Iniciei meu trabalho como coordenadora pedagógica em fevereiro de 2011, até então, também fazia parte do corpo docente desta Unidade Escolar.
Sinto que o grupo ficou um pouco dividido quanto à minha aceitação como coordenadora pedagógica, talvez por conter no grupo alguns professores que já trabalham há muitos anos nesta escola e percebo uma resistência muito grande a mudanças.
Uma equipe composta de profissionais empenhados nas suas práticas pedagógicas, dentre eles um número grande de lideranças que tentam influenciar com suas ideias e opiniões os demais profissionais, causando polêmicas as reuniões e HTPC. Neste ano de 2012, houve uma mudança muito grande no que diz respeito à composição do quadro da equipe docente da EMEF Vinicius de Moraes.
Primeiramente houve mudança de turno por parte dos professores, ou seja, vários professores que lecionavam no período da manhã migraram para o período da tarde, justamente os quais possuíam maior pontuação, forçando aqueles que possuíam menor pontuação passarem para o período da manhã.
O grupo que compõe o turno do HTPC da noite é muito numeroso consequentemente bastante falante, compartilham mais das atividades desenvolvidas em sala. São mais resistentes a mudanças, exercendo praticas arraigadas das quais sentem mais segurança, porém, muitas vezes não surtem efeitos com a clientela atual de alunos. Este está sendo um dos meus maiores desafios este ano,
No entanto busco com apoio da equipe gestora desenvolver o meu trabalho possibilitando ao grupo o diálogo nas ocorrências e no desenvolvimento e participação da prática pedagógica, ressaltando a importância do coletivo na construção do conhecimento. Dando atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem e na troca de experiências procurando sempre ouvir os professores e atendê-los sempre que possível e ainda para que aja interação promover dinâmicas de grupo.
O segundo fator que contribuiu consideravelmente com esta mudança foram às contratações de onze professores ingressantes na rede de ensino do munícipio, dentre eles seis professores especialistas desprovidos de prática pedagógica com alunos de ensino fundamental I. Uma de minhas metas este ano, é tentar integrar professores de ensino fundamental ll numa escola de ensino fundamental l.
No pomar há árvores recém-plantadas Coisa que não havia antes. Umas dão frutos azedos: as mais antigas. As novas dão frutos suculentos: novas sementes. Nos canteiros, de tanto se plantar, Quase não há lugar para a criançada balançar. A irrigação é precária Pois dia sim dia qualquer. Mesmo com muita ajuda comunitária A torneira não faz chuá chuá sequer. E a nuvem manda chuva contente Deixam as árvores os seus galhos a balançar Numa tentativa de oxigenar o ambiente E deixar o ar novo entrar. E a turma da comida e da limpeza, ufa! Quanta dor de cabeça! Chega o tronco balançar. E nessa bagunça orquestrada Chega a hora da colheita Umas frutas não muito doces, estragadas. Outras saborosas, perfeitas! O importante é que tudo nesse pomar Está em constante transformação. Unindo técnicas novas e antigas Para uma eficiente produção. (Coordenadora Rosemeire Ferreira, contribuições professora Maria Cristina Souza). |