sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PERFIL DO CORPO DOCENTE DA EMEF VINICIUS DE MORAES-2012


PERFIL DO CORPO DOCENTE DA EMEF VINICIUS DE MORAES-2012

O quadro da equipe docente da EMEF Vinicius de Moraes é composto de:

25
PROFESSORES EFETIVOS SEDIADOS(ATUANTE)
00
ACOMODADOS
01
EM DOBRA DE PERÍODO
02
PROFESSORES ADJUNTOS
03
PROFESSOR MÓDULO
02
PROFESSOR EM LICENÇA/ AFASTAMENTO (MÉDICO-GESTANTE)
02
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA
02
PROFESSORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
03
PROFESSORES DE ARTES
02
PROFESSORES DE INGLES
 
 



Este quadro se subdivide em:

06
TURMAS DE 5º ANO
04
TURMAS DE 4º ANO
07
TURMAS DE 3º ANO
04
TURMAS DE 2º ANO
05
TURMAS DE 1º ANO
03
TURMA DE GAP




  
       Com a palavra a Coordenadora Pedagógica...

Iniciei meu trabalho como coordenadora pedagógica em fevereiro de 2011, até então, também fazia parte do corpo docente desta Unidade Escolar.

     Sinto que o grupo ficou um pouco dividido quanto à minha aceitação como coordenadora pedagógica, talvez por conter no grupo alguns professores que já trabalham há muitos anos nesta escola e percebo uma resistência muito grande a mudanças.

     Uma equipe composta de profissionais empenhados nas suas práticas pedagógicas, dentre eles um número grande de lideranças que tentam influenciar com suas ideias e opiniões os demais profissionais, causando polêmicas as reuniões e HTPC.     Neste ano de 2012, houve uma mudança muito grande no que diz respeito à composição do quadro da equipe docente da EMEF Vinicius de Moraes.

     Primeiramente houve mudança de turno por parte dos professores, ou seja, vários professores que lecionavam no período da manhã migraram para o período da tarde, justamente os quais possuíam maior pontuação, forçando aqueles que possuíam menor pontuação passarem para o período da manhã.

     O grupo que compõe o turno do HTPC da noite é muito numeroso consequentemente bastante falante, compartilham mais das atividades desenvolvidas em sala. São mais resistentes a mudanças, exercendo praticas arraigadas das quais sentem mais segurança, porém, muitas vezes não surtem efeitos com a clientela atual de alunos. Este está sendo um dos meus maiores desafios este ano,

            No entanto busco com apoio da equipe gestora desenvolver o meu trabalho possibilitando ao grupo o diálogo nas ocorrências e no desenvolvimento e participação da prática pedagógica, ressaltando a importância do coletivo na construção do conhecimento. Dando atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem e na troca de experiências procurando sempre ouvir os professores e atendê-los sempre que possível e ainda para que aja interação promover dinâmicas de grupo.

     O segundo fator que contribuiu consideravelmente com esta mudança foram às contratações de onze professores ingressantes na rede de ensino do munícipio, dentre eles seis professores especialistas desprovidos de prática pedagógica com alunos de ensino fundamental I. Uma de minhas metas este ano, é tentar integrar professores de ensino fundamental ll numa escola de ensino fundamental l.

 

 
POMAR DO VINÍCIUS DE MORAES










 
No pomar há árvores recém-plantadas
Coisa que não havia antes.
Umas dão frutos azedos: as mais antigas.
As novas dão frutos suculentos: novas sementes.
 
Nos canteiros, de tanto se plantar,
Quase não há lugar para a criançada balançar.
 
A irrigação é precária
Pois dia sim dia qualquer.
Mesmo com muita ajuda comunitária
A torneira não faz chuá chuá sequer.
 
E a nuvem manda chuva contente
Deixam as árvores os seus galhos a balançar
Numa tentativa de oxigenar o ambiente
E deixar o ar novo entrar.
 
E a turma da comida e da limpeza, ufa!
Quanta dor de cabeça! Chega o tronco balançar.
 
E nessa bagunça orquestrada
Chega a hora da colheita
Umas frutas não muito doces, estragadas.
Outras saborosas, perfeitas!
 
O importante é que tudo nesse pomar
Está em constante transformação.
Unindo técnicas novas e antigas
Para uma eficiente produção.
 
(Coordenadora Rosemeire Ferreira, contribuições professora Maria Cristina Souza).
 

 


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO



v  Participar do Projeto escolar da Unidade, coordenado, junto aos docentes, as atividades de planejamento curricular, observando as diferentes propostas, articulando-as conjuntamente.

v  Elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a sua articulação com as demais programações de apoio educacional.

v  Traçar paralelo entre teoria e pratica pra que garanta um trabalho educacional mais significativo, possibilitando e criando no cotidiano, situações didáticas que forneçam condições para os alunos se conhecerem, desenvolverem suas habilidades e resignarem a novos conhecimentos e sentimentos;

v  Propor técnicas e procedimentos, selecionar e oferecer materiais didáticos aos professores, organizando atividades e propondo sistemática de avaliação nas áreas de conhecimento.

v  Planejar e organizar de forma criativa as reuniões de HTC, considerando necessidades diferentes recursos/linguagens e otimização do tempo;

v  Garantir os registros da área pedagógica dando continuidades ao processo de construção do conhecimento, ás atividades de formação permanente de professores e ao planejamento do arranjo físico e racional dos ambientes especiais.

v  Assessorar o diretor quanto ás decisões relativas a matriculas, transferências, agrupamentos de alunos, organização de horário de aula e utilização de recursos didáticos da escola.

v  Organizar reuniões de pais e mestres interpretando a organização didática da escola para a comunidade

v  Executar demais atribuições a fins de acordo com o estabelecido pela Secretaria Municipal de Ensino.

v  Estabelecer elos entre o corpo docente e direção escolar, pais e alunos;

v  Acompanhar o processo de avaliação desempenho e a avaliação de período probatório dos professores da unidade escolar;

v  Garantir a efetivação das diretrizes pedagógicas estabelecidas no Plano Político Pedagógico, no âmbito da unidade escolar;

v  Programar, incentivar e participar de ações que viabilizem a formação para qualificação continuada do sujeito e da sua prática;

v  Conhecer, disponibilizar e incentivar uso de material pedagógico e didático existente na escola para o grupo;

v  Garantir a circulação de informação de forma célere e corretas pertinentes aos docentes.