sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pautas de HTPC

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia.
EMEF Vinicius de Moraes

HTPC-15 e 16/02/12
PAUTA
Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.
(Vinicius de Moraes) 
Objetivo: Definir gêneros literários a serem sistematizados por  segmento;
                   Término do Plano de Curso

  • Leitura compartilhada: “ É carnaval”
  • Horário escolar é provisório, sofrerá alterações;
  • Reunião de pais 17/02 (6ª feira)
  • Definir com o grupo, gêneros literários a serem sistematizados por  segmento;
  • Reunir por segmento para término do plano de curso.

Tarefa: Preparação do semanário

BOM CARNAVAL!

Crônicas & Dicas – ” É carnaval…”

  
Finalmente chegou o Carnaval, vamos ganhar às ruas, brincar, cantar marchinhas e esquecer que o salário mínimo é de R$ 545,00 por mês, enquanto os deputados federais, senadores, ministros e similares recebem vencimentos mensais acima de R$ 20 mil. Vamos gastar rios de dinheiro com abadas, aperitivos, bebidas e outras drogas ‘legais’, enquanto ainda avistamos crianças e adultos nas ruas mendigando R$ 1 real para comprar um mísero pão e saciar a fome.
Vamos encher a cara de álcool até cair. Intoxicar-nos, deteriorando o corpo que Deus nos emprestou para vivermos um curto período no Planeta Terra. É festa, beijem todos que aparecerem pela frente, sem amor, sem romantismo, sem conhecer. Afinal a instituição família não mais importa nos dias atuais, quando a moda é apenas ‘ficar’.
Corram atrás do trio elétrico afinal temos muito a comemorar. Pulem, divirtam-se, esqueçam dos buracos, da falta de água nas torneiras e do descaso nos hospitais. Recebam a anestesia carnavalesca, fiquem dopados durante 5 dias e voltem à realidade na quarta-feira de cinzas.


PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia.
EMEF Vinicius de Moraes

HTPC-29/02 e 01/03/12

PAUTA
Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realiazções.
(Vincent Van Gogh)


Objetivo: Colaborar com a construção coletiva do questionário do Programa Interação Família-escola;
                    Compartilhar o quadro de gêneros literários discutidos e revisto no planejamento;

  • Em grupos, apontar critérios para classificação das perguntas colocando ao números1, 2, 3, e 4 ao lado de cada questão.
    1. Perguntas interessantes para alunos de berçário, mini-maternal e maternal;
    2. Perguntas interessantes para alunos de JD I e II;erguntas interessantes para alunos de 1º ao 5º ano;
    3. Perguntas interessantes para alunos de 6º ao 9º ano;

Obs.: Apresentem sugestões  de perguntas que não estão contempladas.
                                             
Tarefa: Preparação do semanário
              Pensar no formato de apresentações para Festa Literária de 31/03/2012




PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia.
EMEF Vinicius de Moraes

HTPC-07 e 08/03/2012

"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada." (Maomé)

PAUTA

Objetivo: Refletir sobre formato da avaliação na U.E.

ü  Professores interessados em participar do programa Interação Família-Escola;
ü  Entrega do kit palavra cantada ( Projeto Arte Musical )
ü  Entrega dos diários de classe ( instruções de preenchimento)

  1. O que deverá conter na avaliação bimestral?
  2. O que deverá ser apresentado no Conselho de classe?

·         Leitura e interpretação de texto;
·         Produção de texto;
·         Sondagem da hipótese de escrita (1º, 2º, e 3º ano)
·         Desenho (1º ano);
·         Situações problemas abrangendo os 4 blocos de conteúdo;
·         Historia,  geografia e ciências;
·         Auto avaliação;
·         Considerações do professor;
·         Perfil da sala de aula;

v  Leitura compartilhada e estudo do texto: “Portfólio...”

Tarefa: Preparação do semanário
              Pensar no formato de apresentações para Festa Literária de 31/03/2012

 
 
PREFEITURA MUNICIPA L DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes
HTPC-14 e15/03/2012
“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”.
(Rubem Alves)
PAUTA
Objetivo: 1. Socializar os saberes;
                2. Estudar e refletir sobre o tema: Concepções de ensino/aprendizagem e prática pedagógica;
           3. Preparar avaliações do 1º bimestre.

·         Não é permite a permanência de alunos nas salas de aulas sozinhos. MOTIVO: acidentes, roubos, etc.
·         Saída de alunos desacompanhados: 12h / 19h. Não soltar antes.
·         Professores (as) em sala: respeitar os horários: 7h/ / 14h em ponto.  
·         Avisar a falta, caso não dê para avisar com antecedência, ligar antes do horário para que possamos dispensar a sala.      
29/03/2012 – 5ª feira
Troca de saberes – Professora Camila
Técnicas de redação

Tarefa: Preparação do semanário;

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA MUNICIPA L DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes
HTPC-14 e15/03/2012
“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”.
(Rubem Alves)
PAUTA
Objetivo: 1. Socializar os saberes;
                2. Estudar e refletir sobre o tema: Concepções de ensino/aprendizagem e prática pedagógica;

  • Cobrar dos alunos  a autorização do uso de imagem;
  • Leitura compartilhada: Concepções de ensino/aprendizagem e prática pedagógica;
  • AEE – ficha de encaminhamento de alunos;
  • Festa Literária: Fotos

Tarefa: Preparação do semanário






 


PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia.
EMEF Vinicius de Moraes

HTPC-14 DE JUNHO
PAUTA
“Ah o amor...que nasce não sei onde,vem não sei comoe dói não sei porque...”
Carlos Drummond de Andrade
               
OBJETIVO: Refletir sobre o processo da escolha do livro didático.

OBRAS ATUALMENTE EM USO

• A seleção de conteúdos é adequada?
• A seqüência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
• O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo?
• A linguagem é clara e precisa?
• O texto das explicações é acessível para os alunos?
• As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
• O Manual do Professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?


Considerem a possibilidade de a escola receber a segunda opção
Recomendações aos professores polivalentes ao escolher os livros didáticos:
1.    Verificar  se os mesmos estão alinhados ao P.P.P (Projeto Político Pedagógico) e Projetos (Educacionais, Institucionais e Didáticos) da Unidade Escolar.
2.    Ouvir opinião de especialistas nas disciplinas;
3.    Observar o alinhamento com o Quadro de Habilidades e Expectativas para o segmento;
4.    Atentar se os conteúdos dos livros de Alfabetização e Língua Portuguesa contemplam o trabalho com Gêneros Textuais e Produção de texto;
5.    Observar  Guia do MEC (Anexo);
6.    Olhar os manuais dos professores que acompanham os materiais didáticos e verificar as orientações;

TÍTULOS A SEREM ELEITOS:
  • Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização Linguística (que serão usados do 1º ao 3º ano);
  • Ciências, História e Geografia (do 2º ao 5º ano);
  • Língua Portuguesa e Matemática (para 4º e 5º anos).
Com exceção dos materiais do 1º ao 3º ano, que são usados por um ano, os demais serão utilizados por três  (2013, 2014 e 2015).
          PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e tecnologia.
                                                   EMEF Vinicius de Moraes

HTPC-27 E 28 DE JUNHO

PAUTA
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”
Sócrates
               
OBJETIVO: Preparar documentações pertinentes ao Conselho de Classe.

CRONOGRAMA DE FINAL DE SEMESTRE

2ª feira
2º ano, 5º ano
3ª feira
1º ano - tarde, 3º ano
4ª feira
1º ano - manhã, 4º ano
5ª feira
Reunião de Pais
6ª feira
Parada Pedagógica

Para Conselho de Classe:
  • Alunos com dificuldades, inclusive participantes do GAP e AEE;
  • Alunos faltosos;
  • Plano de ação executado pelo professor no segundo bimestre para os alunos acima referidos, incluso no perfil da sala.

Para Parada Pedagógica:
  • Selecionar uma ou mais produções de textos realizados pelos alunos da sala e as respectivas intervenções realizadas pelo professor(a) durante o processo.

Objetivo da proposta:
1.    Levantarmos critérios para correção no segundo semestre e traçar metas e ações.






PREFEITURA MUNICIPA L DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes

HTPC-01-02/08/2012
 PAUTA
Objetivo:
                1. Realizar Teste de Personalidade com o intuito de                                                                                                                                                                                                                                         b                  posteriormente fazer o perfil do grupo Vinicius de Moraes;           w                www.inspiira.org
2.        Socializar ações e mudanças dos Programas Mais Educação,
           Fazendo Arte na Escola e Ginástica Artística na Escola.

·   Teatro para os alunos: A data será alterada para: 21/09-Manhã e 26/09-Tarde. Motivo: agendamento do ônibus. 
·   Teatro para os professores: Ultimo final de semana, interessados dar o nome completo até amanhã.
·   Vacinação dos alunos de 5ºano contra HPV





Tarefa: Preparação do semanário
              





PREFEITURA MUNICIP L DE TABOÃO DA SERRA
SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes
HTPC-29/08 e 30/09/2012
“ A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza.”
Mere Abramowicz

PAUTA

Objetivo:
1.     Estudo em grupo de como planejar intervenções pontuais para atender as diferentes necessidades de aprendizagem.


Ø  31/08/12 teremos a “Palestra sobre o vírus HPV” para pais dos alunos dos 5º anos;
Ø  02/09/12 teremos o "Festival de Letras e Músicas" no Ginásio Poliesportivo do Pirajussara das 15h00min às 18h00min;
Ø  03/09/12 entrega das “Avaliações referentes ao 3º Bimestre” para fotocópia, lembrando que poderemos usar as avaliações do PAD para Português e Matemática;
Ø  07/09/12 teremos “Comemoração Cívica” na própria escola às 09h00min às 11h00min;
Ø  Carteirinhas e Tablets;

Ø  Análise, em grupos, sobre Produção Textual e reflexão coletiva.










Tarefa: Preparação das avaliações bimestrais.