segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CARACTERIZAÇÕES DA UNIDADE ESCOLAR



A clientela atendida pelo jardim das Margaridas onde está situada a Unidade Escolar, incluindo bairros vizinhos caracteriza-se por local de lento processo de organização de estrutura urbana, o que lhe permite comparações em inúmeras áreas periféricas da grande São Paulo, e preocupação constante para governantes e prefeituras locais.




 
O bairro em sua maioria formado por integrantes dos mais diferentes estados brasileiros predominantemente do nordeste, além de mineiros e paulistas. São famílias numerosas, cujo  poder aquisitivo concentra-se  entre 1 a 2  salários mínimos.

Os serviços oferecidos à população constituem em 01 posto de saúde localizado no Jardim das Margaridas para atender a região local, farmácias, supermercados, padarias, bares em grandes números. O Hospital Geral do Pirajuçara é sem dúvida um recurso de suma importância para atendimento na área de saúde desta população, uma vez que cerca de 95% utilizam apenas o serviço de saúde publica, não tendo convenio médico particular.

Grande parcela dos alunos fica sozinha ou com vizinhos. Não há nos bairros áreas de lazer que possibilite atividades extraescolares, esportivas, lúdicas, restando apenas a rua como espaço utilizado e a escola como único recurso tanto no que se refere a aprendizagem quanto no lazer.

Outro fator predominante desta região é a religião, muitos são católicos e evangélicos, com frequências acentuadas nas igrejas nos finais de semana.

Concluindo, a realidade indicada, enriquecida pelas visitas dos professores à casa do aluno, constata o que já conhecíamos um desafio acirrado na busca e conquista de cidadania e da dignidade dessa população, que anseia por políticas publicas que subsidiando a escola venha ampliar as possibilidades, de melhorias e qualidade de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário